Sobre Nós

ASMUSCE

Associação dos Amigos do Museu do Ceará e a sua trajetória em defesa da História e Memória do nosso povo.

A Associação de Amigos do Museu do Ceará (ASMUSCE) é uma personalidade jurídica de direito privado, sem fins econômicos, criada em 28 de agosto de 1996, na cidade de Fortaleza, com o objetivo de auxiliar a direção do Museu do Ceará a captar recursos para a execução de projetos que garantam o cumprimento da sua missão institucional de promover a reflexão crítica sobre a História do Ceará por meio de programas integrados de aquisição e conservação de acervos, pesquisas museológicas, exposições, cursos, publicações e práticas pedagógicas. Desde a sua fundação, vários projetos foram idealizados e executados pela ASMUSCE em parceria com instituições públicas e privadas, sendo laureados nacionalmente, como no caso do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade do IPHAN (Categoria divulgação do patrimônio cultural brasileiro, 2007) e o Prêmio Darcy Ribeiro do Ministério da Cultura (Projeto Educativo, 2008). Recentemente, a ASMUSCE  ganhou, organizou e realizou as programações do Edital de Programação Cultural para o Museu do Ceará e o Museu Sacro São José de Ribamar (2017) e atualmente desenvolve as atividades do Chamamento Público para Programação Cultural do Museu do Ceará,  Museu Sacro São José de Ribamar e Sistema Estadual de Museus do Ceará (2022).

CÍCERA ROZIZANGELA BARBOSA RIBEIRO

Professora de Historia da Rede Estadual do Ceará (2012 – atualmente); Presidente da Associação dos Amigos do Museu do Ceará; Mestrando no Programa de História Social UFC- Memória e Temporalidades; Membro do grupo Caldeirão- Confluencias Contracoloniais; Membro da Rede Nacional de Historiadores Negros; Membro da Rede Nacional de Pesquisadores em Cultura Junina; Preceptora do Programa Residencia Pegadógica História-UFC; Curadora Museologica, Pesquisadora da Cultura Popular; Educadora popular, poeta, atriz e modelo

CRISTINA HOLANDA

Licenciada em História, Mestre e Doutoranda em História Social pela UFC. Especialista em Arqueologia Social Inclusiva pela URCA. Trabalhou como professora da rede pública e particular de ensino de Fortaleza (fundamental e médio, pré-vestibulares e concursos), assim como em cursos de graduação e pós-graduação. Trabalha há 20 anos como gestora de museus e políticas públicas na área do patrimônio cultural e memória.

Raimundo Netto

RAYMUNDO NETTO

jornalista, editor, pesquisador, quadrinista e produtor cultural. Autor de 15 obras em diversos gêneros: romance, conto, crônica, ensaio e infantojuvenis. Cronista do jornal O POVO desde 2007. Atuou como coordenador das Política do Livro e de Acervos da Secult-CE (2008 a 2011), editor de suas coleções, curador da Bienal Internacional do Livro do Ceará, coeditor de revistas literárias e criador do I Prêmio Literário para Autor(a) Cearense e da I Feira do Livro do Ceará em Cabo Verde. Desde 2012 ingressou na Fundação Demócrito Rocha, na qual atua como gerente de criação de projetos, entre eles, projetos editoriais, educacionais, documentários de TV e execução de cursos a distância de alcance nacional. Recebeu a Medalha Boticário Ferreira (2012) pela sua atuação na área da Cultura, foi finalista do Troféu Jabuti (2016), ganhador do Troféu HQMIX (2017) e do Troféu Haroldo Serra (2022).

NAUDINEY DE CASTRO GONÇALVES

É Doutor em História – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), linha Patrimônio, Ensino de Histórias e Historiografia. Possui graduação em História – Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Patrimônio Cultural – Programa de Especialização em Patrimônio (PEP-IPHAN) e Mestre em História – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), linha História Social da Cultura. Possui experiência em: Arqueologia, Mapeamento do Patrimônio Material e Imaterial, Educação Patrimonial e Memória Institucional. Foi professor nos departamentos de História da Universidade Federal do Piauí, Instituto Federal do Piauí, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte e Universidade Federal do Ceará. Foi consultor da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em cooperação técnica com o Ministério dos Esporte e com o Ministério da Cultura. Atualmente é bolsista-pesquisador da UNESCO no Departamento de Museologia das Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa – Portugal) e Professor no Departamento de História da Universidade Vale do Acaraú (UVA).

Naudiney de Castro
Graciele Siqueira

GRACIELE SIQUEIRA

Museóloga formada pela Escola de Museologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio). Especialista em Gestão Cultural pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Mestra em Museologia e Patrimônio pela UniRio em parceria com o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast). Trabalha no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (Mauc/UFC), desde 2008, desempenhando a função de museóloga e responsável pela Divisão de Acervos. Desde 2018, ocupa a função de diretora do Mauc/UFC. Integra o Grupo de Pesquisa Rede de Pesquisa e (In)Formação em Museologia e Patrimônio da Universidade Federal da Paraíba (RedMus/UFPB)

Compartilhe!

Horário de Funcionamento
Visitação: QUA a SEX de 09 às 16h
SÁB de 09 às 14h

Administrativo: TER a SEX de 08h às 17h

MUSEU DO CEARÁ – Anexo Bode Ioiô
R. Major Facundo, 584 – Centro, Fortaleza – CE, 60025-100

ASMUSCE . 2024 – Todos os direitos reservados

Fale com o Bode
Béeeeee!! Olá, sou o Bode Iôiô, do que você precisa?