O papel social dos museus está também relacionado à produção do conhecimento, por meio de pesquisa, conservação, documentação museológica e educação museal. Nesse sentido, os museus fazem parte das coletividades humanas, com a capacidade de operacionalizar e disseminar uma multiplicidade de saberes, significados e valores, ancorados na diversidade cultural e social. Tais premissas estão presentes nas ações educativas do Museu do Ceará, possibilitando, inclusive, a ter seu trabalho reconhecido nacionalmente por intermédio do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade do IPHAN (Categoria divulgação do patrimônio cultural brasileiro, 2007) e uma menção honrosa no Prêmio Darcy Ribeiro do Ministério da Cultura (Projeto Educativo, 2008).
Seja por meio das visitas mediadas, exposições, publicações, ou por intermédio de oficinas, palestras ou mesas-redondas, o Museu do Ceará promove ações que visam refletir sobre os artefatos produzidos no passado e suas possibilidades de inferir discussões e problematizações a respeito das nossas ações na contemporaneidade, atentando-se, sobretudo, nos processos que imputam reconhecer as demandas por direitos, mudanças, transformações sociais, avanços e descontinuidades. Neste sentido, o Museu do Ceará, por meio do seu Núcleo Educativo, traçou diversas atividades de caráter pedagógico com multiplas possibilidade de aprendizado. Alguns projetos foram criados para consolidar a pedagogia freireana e atualmente integram o calendário fixo de ações educativas da instituição, veja a seguir:
Ministrada pela equipe técnica da instituição e que tem por objetivo sensibilizar o olhar do professor para a percepção da aprendizagem através da cultura material. A oficina se realiza em dois momentos, sendo o primeiro teórico, onde serão discutidos conceitos pertinentes ao propósito da oficina, e segundo prático, com uma visita mediada através da exposição vigente.
A oficina é uma estratégia pedagógica para potencializar a ação educativa, estabelecer um diálogo com os professores e educadores de museus. Momento em que são discutidas as finalidades de um museu histórico na atualidade e as propostas específicas do Museu do Ceará, cujo entendimento se faz necessário para a compreensão e a participação consequente dos educadores no trabalho pedagógico desenvolvido pela instituição. Baseando-se nas ideias de Paulo Freire e nas perspectivas da História Social, o Museu do Ceará deixa de ser um local de contemplação de objetos e passa a ser um lugar de construção de reflexão histórica e patrimonial sobre a cultura cearense. A oficina é ofertada a professores, educadores e demais interessados na área de história, memória, patrimônio e museus.
A ideia de fazer a Semana Paulo Freire germinou nos estudos promovidos pelo antigo LAMU – Laboratório de Museologia do Museu do Ceará, cuja proposta previa exatamente interagir com a experiências cotidianas do nosso Núcleo Educativo. Deste modo, procura-se estabelecer de modo permamente um movimento de reflexão, através de pesquisas, palestras e cursos.
O Museu realiza desde 2001 a “Semana Paulo Freire”, o evento reúne professores e estudantes de diferentes áreas do saber para discutir temáticas relacionadas ao compromisso do museu com a ação educativa, debates sobre as possíveis relações entre o pensamento de Paulo Freire e as atuais tendências da museologia. Portanto, acredita-se ser plausível imaginar a construção de novos campos de ação pedagógica no espaço do museu histórico. Trata-se de um desafio.
Considerando o espaço museológico também como lugar de lazer, coube a gestão do Museu do Ceará organizar o projeto “História com Pipoca”. O objetivo dessa atividade é proporcionar momentos recreativos aos seus visitantes com exibição de filmes e/ou documentários, a maioria com temáticas sobre a história do Ceará ou personagem que marcaram época no estado. Além da exibição audiovisual, o projeto convida um pesquisador, ou escritor, para dialogar sobre a temática a ser exibida, tendo intuito de que público interaja de forma espontânea com o que foi exposto. Ainda são ofertados pipoca e refrigerante durante a exibição cinematográfica.
2001
I Semana Paulo Freire
Tema: não houve
Período: 02 a 04 de maio de 2001
2002
II Semana Paulo Freire
Tema: “Os direitos humanos”
Período: 18 a 22 de novembro de 2002
2003 – Não houve edição
2004
III Semana Paulo Freire
Tema: “O museu e o ensino: um projeto interdisciplinar”
Período: 02 a 05 de junho de 2004
2005
IV Semana Paulo Freire
Tema: “Paulo Freire no plural”
Período: 05 à 07 de outubro de 2005
2006
V Semana Paulo Freire
Tema: “Esquecer para lembrar, lembrar para esquecer”
Período: 13 a 15 de dezembro de 2006
2007
VI Semana Paulo Freire
Tema: “Natureza, história e memória”
Período: 02 à 04 de outubro de 2007
2008
VII Semana Paulo Freire
Tema: “O direito ao passado: memória e cidadania”
Período: 06 e 07 de novembro de 2008
2009
VIII Semana Paulo Freire
Tema “Educação e memória para a diversidade cultural do Ceará”
Período: 24 a 27 de novembro de 2009
2010
IX Semana Paulo Freire
Tema “Sujeitos, memória e patrimônio: por novas formas de lembrar”
Período: 16 a 20 de novembro de 2010
2011
X Semana Paulo Freire
Tema: “Olhares multidisciplinares”
Período: 07 a 09 de dezembro de 2011
2012 – Não houve edição
2013
XI Semana Paulo Freire
Tema: “Patrimônio, memória e história: reflexões sobre as políticas patrimoniais no Brasil”
Período: 10 a 11 de dezembro de 2013
2014 – Não houve edição
2015 – Não houve edição
2016
XII Semana Paulo Freire
Tema: não houve
Museu do Ceará em parceria com o Grupo de Pesquisa Práticas Urbanas (GPPUR – UECE)
Período: 19 e 20 de maio de 2016
2017 – Não houve edição
2018 – Não houve edição
2019 – Não houve edição*
2020 – Não houve edição**
2021
Semana Paulo Freire
Tema: “Viva Paulo Freire: Paulo Freire vive – 100 anos”
Período: 07 a 09 de dezembro de 2021
2022 – Não houve edição***
2023 – Não houve edição****
* Visitas foram suspensas devido as reformas na estrutura do Palacete Senador Alencar
** Fechamento do Palacete Senador Alencar para restauro da edificação
*** Processo de mudança do acervo do Museu do Ceará para o Anexo Bode Ioiô
**** Reestruturação do anexo e reorganização do acervo do Museu do Ceará no Anexo Bode Ioiô